Um “TBT de 2024” na segunda para agradecer você!
Queridos leitores e leitoras,
Estamos nos aproximando do início de um novo ano, por isso, queremos começar com essa mensagem desejando que o ano de 2025 seja cheio de oportunidades, alegrias, saúde e muitas conquistas. Agradecemos também por ter sua companhia ao longo de 2024, isso foi fundamental para a continuidade do nosso propósito.
Em 2024, o Entre Becos produziu 15 reportagens inéditas, abordando histórias dos bairros de Salvador que muitas vezes não encontram espaço na mídia tradicional. Entre os territórios retratados estão histórias vindas do: Alto de Coutos, Bom Juá, Caixa D’água, Engenho Velho de Federação, Fazenda Coutos, Nordeste de Amaralina, Paripe, Periperi, Santa Cruz, São Caetano, São Marcos, São Tomé de Paripe, Sussuarana, Tubarão e Valéria. Estamos determinadas a ampliar essas narrativas em 2025, fortalecendo nosso papel como veículo de jornalismo local e periférico.

Além disso, observamos impactos positivos das nossas reportagens, que pautaram programas de comunicação da mídia hegemônica, amplificando nossas narrativas. Outro destaque foi o retorno das fontes entrevistadas, que expressaram orgulho e satisfação ao verem suas histórias contadas de maneira respeitosa e representativa.
Queremos relembrar algumas das nossas ações e conquistas do Entre Becos, durante o ano. Vamos começar relembrando a nossa participação no Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, de 13 a 15 de junho, no Rio de Janeiro, realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor). A cofundadora do Entre Becos, Gabrielle Guido, participou da mesa “Mulheres Lideranças de veículos periféricos e locais - fazendo o novo jornalismo", em que mostrou como trabalhamos a representação das mulheres, seja no texto ou nas fotografias, das nossas reportagens.
No dia 13 de julho, no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, a também cofundadora do Entre Becos, Brenda Gomes, participou da mesa “Por que mesmo minha organização existe?”, juntamente com outras iniciativas de jornalismo local do Brasil.
Fomos selecionadas e ganhamos duas bolsas para produção de reportagens com foco na Primeira Infância. A primeira, fruto de uma parceria da Ajor com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Onde produzimos duas reportagens com o tema “Primeira Infância como Pauta Prioritária” intituladas “Como boas práticas transformam a qualidade da educação infantil nas periferias de Salvador” e “Educadores usam música e motivam o aprendizado na educação infantil em Salvador”. Para a construção dessas reportagens visitamos quatro escolas públicas municipais onde entrevistamos professoras, estudantes e seus responsáveis. Distribuímos 200 fanzines com as reportagens nas quatro escolas para a comunidade escolar.
Já a partir da iniciativa “O papel do jornalismo periférico e antirracista na proteção das crianças negras”, também uma parceria da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal com os veículos “Nós, Mulheres da Periferia”, Marco Zero e Alma Preta, o Entre Becos produziu a reportagem “ERÊS E VUNJIS - AS CRIANÇAS DE TERREIRO: Como combater o racismo religioso desde a primeira infância”. Reportagem que apresentou iniciativas da Bahia e Sergipe, e teve como parceria a Mangue Jornalismo (SE).

Apoiamos a realização da roda de conversa “Manual de Redação Antirracista: bate-papo entre, uma iniciativa do Alma Preta e da Fundação Itaú. O evento aconteceu no Instituto Mãe Hilda Jitolu, com a apresentação da jornalista e diretora-executiva do instituto, Valéria Lima, e de Pedro Borges, co-fundador do Alma Preta.
O Entre Becos também foi contemplado no Prêmio Cidadania na Periferia, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, que premiou projetos em andamento, que atuam nas periferias das cidades, contribuindo para a efetividade dos direitos humanos e os direitos da cidadania nesses territórios.
Esses resultados reforçam nossa missão de valorizar as periferias e as pessoas que habitam esses territórios, enquanto celebramos dois anos de Entre Becos e nos preparamos para novos desafios no próximo ano. Diante disso, contamos com sua companhia e apoio também em 2025 para continuarmos a ampliar as histórias sobre as periferias da cidade de Salvador, com impacto na vida dos moradores e dos seus territórios.
Agradecemos pela companhia, continue com a gente!
CONTRIBUA COM A ENTRE BECOS
Somos um grupo empenhado em produzir reportagens relevantes a partir da vivências dos bairros populares de Salvador, na Bahia. Atuamos de forma independente e contamos com sua contribuição para cobrir nossas despesas básicas e seguir produzindo.
Se puder, invista em nosso trabalho através da chave pix: entrebecosba@gmail.com
Ou pelo QRCode:
Se não pode ajudar financeiramente, compartilhe as reportagens e troque conosco em nossas redes sociais.