Olá, assinantes!
Com sol na casa de leão, em mais um inverno baiano chuvoso e um segundo semestre de muitas expectativas para o nosso país, chegamos por aqui com imensa satisfação para apresentar nosso trabalho.
Você está na edição nº 0 da Entre Becos! Nossa newsletter quinzenal que produzirá reportagens das e para as periferias da cidade de Salvador, na Bahia.
Bom, nossa capital baiana é demarcada por muitos becos famosos e frequentados turisticamente. Mas, pera aí! Viemos mesmo para contar histórias e revelar novos becos. Territórios que, afastados da atenção midiática, apresentam uma variedade incrível de cores, sabores, anseios, sonhos e potências.
Se pensou nos inúmeros locais das periferias soteropolitanas, você acertou em cheio!
Afinal, já pensaram quais narrativas predominam quando lemos notícias desses bairros populares de Salvador?
Nas grandes mídias, notamos inúmeros acontecimentos que tratam esses territórios como um problema, enfatizando, em situações pontuais, a tragédia, a pobreza, a carência.
Isso gera lacunas de informações que ignoram o cotidiano da vida que pulsa em ações propositivas e criativas. Deixam de lado a produção de saberes e conhecimentos dos nossos. E olha só as consequências…
No livro e na palestra “O período de uma história única”, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie chamou a atenção sobre as consequências das histórias negativas - seja de uma região, seja de um povo - que são contadas repetidamente.
Elas criam estereótipos, que podem conter algum tipo verdade, mas são incompletas. Isso faz com que uma história única prevaleça sobre as demais. Complexo isso, não é mesmo?
É por isso que a newsletter Entre Becos foi criada! Queremos ampliar a diversidade de informações de boa qualidade, contribuir para o preenchimento dos desertos de notícias acerca dos bairros populares de Salvador.
Para isso, contamos com uma equipe de nove comunicadores espalhados pela cidade, onde moram e convivem no dia a dia com essas narrativas. Sacou o diferencial do nosso jornalismo? Estaremos nos becos, vielas e bairros que serão a notícia.
E aqui vai uma curiosidade sobre nossas bagagens para essa nova missão.
Nós nos conhecemos no projeto piloto Mural Salvador, promovido pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias, para realizar a cobertura de 11 bairros populares, onde residimos, na capital baiana, de 2020 a 2021.
Nessa jornada, produzimos 55 reportagens e constatamos, muitas vezes, ações inspiradoras e propositivas para solucionar problemas locais, conduzidas pelas pessoas que residem nesses territórios. O mais impactante foi perceber o quanto as narrativas dão dignidade às pessoas, quando servimos de canal para que os moradores se vissem e fossem vistos contando as suas próprias histórias.
É também sobre nosso papel enquanto comunicadores de nos colocarmos em um trabalho que possibilita ainda a promoção da cidadania, amplia a participação democrática e respeito aos direitos humanos.
Depois desse trabalho na Agência Mural, queríamos mais! E fizemos uma correria para chegar até aqui.
Para a criação da newsletter Entre Becos, recebemos o apoio do Programa Acelerando a Transformação Digital, uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Meta Journalism Project e International Center for Journalist.
O programa estimula o fortalecimento do jornalismo local e independente, contribuindo para a redução dos desertos de notícias nos municípios brasileiros.
Ao longo dos meses de abril, maio e junho de 2022, tivemos a orientação de um mentor, conversas com diversos profissionais do jornalismo que compartilharam seus conhecimentos e contribuíram para a criação do nosso produto.
O papo ficou longo, né? Mas agradecemos de coração aos que nos acompanharam até aqui. Seu apoio traz motivação e é importante para nós. Já pedimos que aguarde a edição nº 1 da Entre Becos.
Um abraço. Até mais!
Parabéns pela bela iniciativa! ❤
🥰🥰🥰