2024 já chegou!
Feliz Ano Novo!
Queridas e queridos leitores, inicialmente, queremos desejar um excelente ano novo. 2024 já chegou e com ele o nosso propósito de continuar a trabalhar para fortalecer o jornalismo local feito nos bairros populares de Salvador. E o seu apoio tem sido fundamental para alcançarmos este objetivo.
Sabemos que o fortalecimento da democracia, o incentivo do respeito à diversidade, aos direitos humanos está também relacionado ao direito à comunicação, a uma produção jornalística que contempla diversidades de narrativas e pontos de vistas localizados em diferentes espaços da sociedade.
Temos trabalhado para preencher as lacunas de informação sobre as periferias de Salvador. No ano de 2023, tivemos oportunidades de apresentar o trabalho da Entre Becos em diferentes espaços.
Contribuímos para a educação midiática dos estudantes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).. Ministramos oficina sobre a construção de narrativas locais, por meio do uso do mapa afetivo, resultando na escrita de crônicas e textos dos estudantes sobre bairros populares da cidade, onde muitos residem.
Com o apoio do Instituto Fala, produzimos a reportagem “Como projetos culturais independente nascem e mantém seus trabalhos nas periferias de Salvador”, e participamos do FALA! Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas, em Recife (PE), nos dias 21, 22 e 23 de setembro. Falamos sobre a reportagem e o impacto de iniciativas das periferias de Salvador na produção artística e cultural nesses territórios.
Participamos da 5º edição do 3i-Festival de Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente que ocorreu em 1º de dezembro, em Fortaleza (CE). Participamos da mesa “Os Olhares do Nordeste para o Brasil e para si mesmo” junto com as iniciativas Negrê e NordesteEuSou, com a mediação da jornalista Maristela Crispim.
A Entre Becos foi uma das iniciativas selecionadas pelo GNI Startups Labs, do Google, que tem o intuito de ajudar iniciativas ou startups de jornalismo a estruturar e desenvolver os negócios de conteúdos, notícias e informação.
Para finalizar o ano, ganhamos o prêmio Periferia Viva, promovido pela Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades. No dia 12 de dezembro, estivemos em Brasília (DF) para receber o prêmio juntamente a 58 iniciativas que atuam nas periferias de todo Brasil.
Com isso, leitores e leitoras, também agradecemos por nos incentivar, acompanhar e apoiar ao longo de 2023, ano em que celebramos o primeiro aniversário da Entre Becos. Continuamos a contar com seu apoio e companhia em 2024 para cumprirmos a nossa missão. Voltaremos no mês de fevereiro. Até já!